Pesca na Amazônia: Pesca no Rio Xingu


O Rio Xingu é sem dúvida um dos rios da Amazônia onde a pesca, se torna um verdadeiro deleite.Um visual incrível, em meio a pescaria de alta produtividade. São 1.815 km conhecido com Rio Xingu, porém sua extensão é de 2.045 km, estando sua nascente localizada a 600m acima do nível do mar, nas serras do Roncador e Formosa. Descendo em direção ao rio Amazonas suas águas atingem uma área de aproximadamente 531.250 km².
São inúmeras corredeiras, lagoas, pequenos rio afluentes e alguns maiores como o Rio Iriri, que em seus 900km de extensão, assemelha-se ao Xingu e com grandes corredeiras, lagos e bacias.
A alta piscosidade é em função do difícil acesso, pois ao sairmos de Altamira até alcançarmos a região próximo ao Rio Iriri, temos que transpor inúmeras corredeiras, que na época da seca (junho a novembro) impossibilita qualquer tipo de navegação comercial, mesmo esta sendo feita em pequenos barcos.
Apesar do díficil acesso em algumas áreas, vale a pena porque é vasta a diversidade de peixes como Cachorras, Tucunarés, Pintados, Trairão, Jaús, Pirararas, Bicudas, Apapas entre tantos outros, fazem a festa dos amantes da pesca esportiva.

0 comentários: