Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

NATURE EXPEDITION 

Cavernas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu-MG
Existem lugares que são bem diferentes para se conhecer como as grutas e cavernas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, um local onde belas paisagens e a arte rupestre pré-histórica de suas cavernas são um espetáculo de grandeza colossal.

Este Parque foi criado em 1999 como uma unidade de conservação de 56.400 hectares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte do Estado de Minas Gerais no Brasil. O parque situa-se numa área de transição entre Cerrado e Caatinga; por isso, apresenta uma variedade de ambientes, com fauna e flora diversificadas, além de possuir 140 cavernas e 80 sítios arqueológicos, com destaque para as pinturas rupestres de até 11 mil anos.

Entre as cavernas, há destaque especial para a do Janelão, porque ela tem 3 km de extensão e chegando a 100 metros de altura. Estalactites, estalagmites e escorrimentos apresentam-se em diferentes formatos e tons de branco, cinza, rosa e marrom, que encantam admiradores da espeleologia.

Outro destaque do Parque é o Caminho da Lapa Bonita que tem as mais belas e ornamentadas grutas com salão coberto por sedimentos avermelhados, chamado de Salão Vermelho, além disso, há a Lapa do Índio que possui registros arqueológicos com painéis de pinturas rupestres que cobrem paredes inteiras e até mesmo o teto. Da Lapa do Índio também é possível apreciar o Mirante do Índio, em que se pode ver a abertura da Gruta do Janelão.

Esse parque nacional pode transformar-se em área para o turismo de aventura, garantindo uma atividade econômica fundada na sustentabilidade e aproveitando a hidrovia do rio São Francisco.

 
Mapa do Parque Nacional do Peruaçu

Como fazer esta expedição

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu pode ser visitado o ano todo. O acesso até a entrada do Parque pode ser feito de ônibus ou carro, sendo que para acessar os roteiros do Parque é necessário veículo motorizado, próprio ou alugado. Já de avião o aeroporto mais próximo é o de Montes Claros, que fica a 200 km da entrada do Parque. Há vôos regulares partindo do Aeroporto de Confins para Montes Claros, sendo que a partir de lá, é possível ir de ônibus de linha até Januária ou Itacarambi.










Referências:
._______ ICMBio - Parque Nacional do Peruaçu. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/8642-o-parque-nacional-cavernas-do-peruacu. Acesso em 02 de Fev. de 2017
. _______ Fundação Joaquim Nabuco - Cavernas do Peruaçu. Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4937:cavernasdoperu&catid=89:cieg&Itemid=800. Acesso em 04 de Fev. de 2017

1 comentários:

Anônimo disse...

Um lugar lindo para os amantes de cavernas