Os cinco maiores animais marinhos

ANIMAL WORLD

1°Baleia-azul (Balaenoptera musculus)
http://dinoanimals.com/wp-content/uploads/2015/02/Blue-whale-2.jpg
Baleia-azul.Fonte: DinoAimais.com

O maior animal marinho na verdade é o maior animal do mundo na atualidade, pesa entre 150 a 180 toneladas e cerca de 30m de comprimento. Até ao início do século XX as baleias-azuis eram numerosas em praticamente  todos os oceanos. Este imponente animal foi muito caçado durante mais de um século, chegando quase à beira da extinção pelos baleeiros. Estima-se que existam de cinco a doze mil baleias-azuis ao redor do mundo, seu maior agrupamento é encontrado na Antártida. Alimentam-se quase que exclusivamente de dois tipos de crustáceos o krill e os copépodes.

Água-viva-juba-de-leão (Cyanea capillata)
https://i1.wp.com/lh4.ggpht.com/-qXag4jfdJck/U-uhAfFfSjI/AAAAAAAA5xI/5Gq48bcEEGI/8guavivajubadeleo_thumb1.jpg
Água-viva-juba-de-leão. Fonte: Vivimetaliun
  A água-viva-juba-de-leão é uma espécie de cnidaria da ordem Semaeostomeae. Podem atingir 2,3 metros de diâmetro, mas seus tentáculos atingem até 37m, o equivalente a um prédio de 13 andares.Embora o seu tamanho assustador, mas não é das águas-vivas mais perigosas. Esta espécie vive em águas geladas, normalmente encontradas no Atlântico Norte e no Ártico.Seus alimentos mais comuns são pequenos peixes, plâncton, ctenophoras e outras espécies de águas-vivas menores.

3° Tubarão-baleia (Rhincodon typus)
http://fishesofaustralia.net.au/images/image/RhincodonFGBNMSEckert.jpg
Tubarão-baleia. Fonte: Fishes of Australia
  Este animal é o considerado o maior peixe do mundo, podendo chegar a ser três vezes maior que o tubarão-branco, atigindo o comprimento de 18 m e um peso de cerca de 21,5 toneladas.Esta é a única espécie da família Rhincodontidae, vive em oceanos quentes e habita regiões de clima tropical. Apesar do tamanho, é um animal inofensivo ao homem, alimenta-se de plâncton, pequenos peixes e lulas.

 4° Lula-colossal(Mesonychoteuthis hamiltoni)
Ilustração da lula-colossal. Fonte: lifecellskin.info

  Foi descoberto em 1925 até então é considerada o maior invertebrado do planeta de que se tem conhecimento, podendo ultrapassar os 15m de comprimento, com um manto até 4m. A lula-colossal é rara de ser vista, pois é um animal de profundidades abissais da Antártida. O seu record não para por aqui, tem a maior cabeça entre as lulas e os maiores olhos no reino animal chegando ao tamanho de um prato.Pouco se sabe sobre a vida desse animal, ela é caçadora como as outras pequenas e se utiliza da bioluminescência para encontrar a presa no mar profundo.

5° Orca (Orcinus orca)
http://da15bdaf715461308003-0c725c907c2d637068751776aeee5fbf.r7.cf1.rackcdn.com/2f33b091e6234f0fb4a3e41e2968608c_pic-sw-killer-whale-scientific-classification-07--940x320.jpg
Orca. Fonte: Scientific Classification

A orca que muitos pensam que seja uma baleia, na verdade, é um gofinho - o maior deles. Devido a seu tamanho avantajado de aproximadamente 8m a orca até lembra uma baleia. Esse predador versatil se alimenta de peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, leões-marinhos, pinguins e tubarões. 
 
Referências:
  • REVISTA COLEÇÃO MUNDO ESTRANHO - Curiosidades da Ciência: o planeta segundo a Mundo Estranho. São Paulo.Editora Abril,  mês Abril de 2014.
  • CARWARDINE M. Natureza Radical: o livro dos recordes das plantas e dos animais; tradução de Márcia Frazão. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.

0 comentários: