Biografias de Cientistas: Robert Koch


Heinrich Hermann Robert Koch (Clausthal, 11 de dezembro de 1843 - Baden-Baden, 27 de maio de 1910) foi um médico, patologista e bacteriologista alemão. Foi um dos fundadores da microbiologia e um dos principais responsáveis pela atual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis.
Robert Koch nasceu em Clausthal, nas Montanhas Altas de Harz, na Alemanha. Filho de um engenheiro de mineração, surpreendeu seus pais quando, aos cinco anos de idade, lhes disse que, com auxílio dos jornais, aprendeu a ler sozinho. Um feito que pronunciou sua inteligência e persistência metódica as quais passaram a ser suas características em sua vida mais tarde. Cursou o segundo grau numa escola local e lá mostrou um interesse em biologia e, como seu pai, um forte ímpeto para viajar.
Em 1862, aos 19 anos, foi para a Universidade de Göttinen para estudar Medicina, onde o professor de Anatomia era Jacob Henle e Koch era, sem dúvida, influenciado pela visão de Henle, publicada em 1840, que as doenças infecciosas eram causadas por organismos vivos, organismos parasitas. Depois de terminar o grau de médico em 1866 (com 23 anos), Koch foi para Berlim por 6 meses de estudos de química e lá foi influenciado por Virchow. Em 1867 ele se estabeleceu, depois de um período como assistente no Hospital Clínico [General hospital] em Hamburgo, na clínica geral, primeiro em Langenhagen e logo depois, em 1869, em Rackwitz, na Província de Posen. Passou no seu exame Regional Médico. Em 1870 voluntariou-se para servir na guerra Franco-Prussiana e de 1872 a 1880 foi médico de Wollstein. Foi aqui que ele conduziu suas pesquisas, as quais o colocaran em primeiro lugar no ranking de trabalhos científicos.

Robert Koch fazendo seus experimentos, que resultou na descoberta do bacilo da tuberculose.

As suas principais contribuições para a ciência médica incluem a descoberta e descrição do agente do carbúnculo e do seu ciclo, a etiologia da infecção traumática, os métodos de fixação e coloração de bactérias para estudo no microscópio com respectiva identificação e classificação, e a descoberta, em 1882, do bacilo da tuberculose (o Bacilo de Koch) e sua responsabilização etiológica. O seu primeiro artigo sobre esta descoberta contém a primeira declaração do que veio a ser conhecido pelos postulados de Koch.
Em 1883, descobriu - ou redescobriu, segundo alguns autores - o vibrião colérico.

Foi contemplado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1905.

1 comentários:

Axanita Gotta disse...

Nossa a vida dele foi tão bonita né? Mas eu pesquisei no google O EXPERIMENTO DELE E NÃO A SUA VIDA!!!
Obrigada pela atenção.


P.S.: MELHOREM O TRABALHO DE PESQUISA DE VOCÊS