Pesca na Amazônia: Pesca no Rio Nhamundá


O Rio Nhamundá com suas águas escuras, é utilizado como linha divisória entre os estados do Pará e Amazonas, tendo suas nascentes na serra do Jatapu, de onde percorre mais de 300 km, até encontrar com o Amazonas.
As únicas pequenas cidades que encontramos neste rio, são Nhamundá(Amazonas) e Faro(Pará), ambas localizadas próximo a foz; Com isto, a maior parte do Nhamundá é desabitada, pois a distância e a sinuosidade do seu curso, tornam a navegação comercial praticamente impossível; Com isto, encontramos locais totalmente isolados da civilização, preservando assim uma alta piscosidade.
Nos lagos, furos e igarapés deste rio, é possível encontrar o peixe de água doce mais cobiçado pelos pescadores esportivos - o Tucunaré.
A piscosidade é acentuada devido a preservação que é praticada pelos poucos moradores ribeirinhos (alguns são nossos guias). Subindo o rio Nhamundá, encontramos diversos lagos, onde é possível pescarmos tucunaré, bicuda, traíras, jacundá e outros; Já nos poços, encontramos pirarara, filhote, surubim e outros peixes de couro.

Neste rio somos constantemente desafiados com relação a resistência de nossos equipamentos e materiais utilizados.
A estação seca tem início no mês de julho estendendo-se até dezembro, sendo este o período onde o resultado da pesca e melhor, aqui, levando em consideração os pescadores de "CASTING"; Já para os amantes de peixes de couro, podemos pescar no nhamundá durante todo o ano, já que estamos em um rio com margens bem definidas e profundidade constante.
Nos meses de cheia(janeiro a julho), a pesca do Tambaqui é uma aventura a parte, sendo este um peixe pescado na várzea, assim exigindo técnica apurada e muita astúcia do pescador. Lembramos que este peixe, alimenta-se quase que exclusivamente de frutos.

0 comentários: