O Menor Mamífero do Mundo

 ANIMAL WORLD

Quando se pergunta qual é o maior mamífero do mundo, muitos não titubeiam em responder, é a gigantesca baleia azul, no entanto quando se pergunta qual o menor mamífero do mundo, a maioria pensa e até ousa em dizer algum bicho, mas dificilmente acerta. É realmente esse animal não é muito comum de se encontrar, principalmente aqui no Brasil, o Morcego-nariz-de-porco (Craseonycteris Thonglongyai) é assim que é conhecido o menor mamífero do mundo, ele pesa entre 1,5-2 g., tem entre 22 e 26mm de comprimento do antebraço e 29 a 33 mm de cabeça e corpo. È um morceguinho encontrado somente na Tailândia, tem as narinas largas, por isso que ele tem esse nome, possui também os olhos pequenos, que são escondidos principalmente pela pele, e as orelhas grandes. O Morcego-nariz-de-porco é um animal que vive em grupos nas cavernas (Macdonald, 1984), são insetívoros e se alimentam durante a noite comendo pequenos artrópodes que descansam nos altos dos arbustos e das árvores (Nowak e Paradiso, 1983). Díptera (moscas e mosquitos, por exemplo) componha aproximadamente 80% de sua dieta, com Himenóptera( formigas, abelhas e vespas, por exemplo) e ocasional Psocoptera( insetos em geral pequenos de coloração predominantemente pardo-acinzentada e cabeça hipognata) compreendendo uma parcela muito menor (Nabhitbhata, 1982). O Craseonycteris Thonglongyai foi descrito somente em 1974. Representa uma família intermediária entre Rhinopomatidae e Emballonuridae. É o único gênero e espécie em sua família.

REFERÊNCIAS:
• Macdonald, D. 1994. Encyclopedia of Mammals. Facts on File Inc. New York. pg. 804.
• Nabhitabhata, J. 1982. Food of Thailand's bats: preliminary study of food habits of insectivorous bats from Thailand. Contributions to the knowledge of the bats of Thailand. Courier Forschungsinstitut Senckenberg, vol. 87: 58-59.
• Nowak, R.M. and J.L. Paradiso. 1983. Walker's Mammals of the World, Volume 1. Johns Hopkins University Press. Baltimore. pgs. 220-221.

0 comentários: