Meio Ambiente: O Manguezal




O mangue é uns dos biomas que mais me fascina,isso porque ele tem toda uma particularidade que fica evidenciado na sua riqueza vegetal e animal. Esse bioma é adaptado à zona de transição entre o mar e a terra firme,cujo o solo é lodoso e salgado.
Característico de regiões tropicais e subtropicais,está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.
A vegetação do mangue é formada por arbustos como a Rhizophora mangle,facilmente identificada por suas raízes-escoras, que aumenta a área de sustentação e a Avicennia tomentosa,cuja principal característica é apresentar raízes respiratórias, os pneumatóforos, cujas extremidades afloram perpendicularmente ao solo. Não há vegetação rasteira nos manguezais, e podem ser encontradas algumas epífitas, entre elas orquídeas e bromélias.
A fauna dos manguezais representa significativa fonte de alimentos para as populações humanas. Os estoques de peixes, moluscos e crustáceos apresentam expressiva biomassa, constituindo excelentes fontes de proteína animal de alto valor nutricional. Os recursos pesqueiros são considerados como indispensáveis à subsistência das populações tradicionais da zona costeira.
O mangue tem uma importância muito grande para o equilibrio ecológico,como:
# Desempenha importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo para produtividade primária na zona costeira.
# É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico.
# Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.
# Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.
# A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa.
# As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos.
# Constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas
É possivel manter todo esse ecossistema de maneira sustentável,desenvolvendo atividades que podem ser desenvolvidas no manguezal sem lhe causar prejuízos ou danos, entre elas: pesca esportiva e de subsistência, evitando a sobrepesca, a pesca de pós - larva, juvenis e de fêmeas ovadas; cultivo de ostras; cultivo de plantas ornamentais (orquídeas e bromélias); criação de abelhas para a produção de mel; desenvolvimento de atividades turísticas, recreativas, educacionais e pesquisa cientifica.

0 comentários: